Exposição Partículas

​​​30 de Setembro 2016 a 2 de Abril 2017

 

Uma exposição sobre os grandes desafios da física de partículas para as próximas décadas está agora no Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva, no âmbito das comemorações dos 30 anos do LIPLaboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

 
“De que é feito o Universo? Esta é a pergunta a que os físicos de partículas procuram responder, estudando as partículas elementares que compõem tudo quanto existe e a forma como elas interagem entre si. Conhecendo aquilo de que somos feitos, conseguimos também contar a história do Universo, aproximando-nos do momento em que tudo começou.
Para comemorar os seus 30 anos, o LIP convida-o para uma das grandes aventuras da ciência e da tecnologia: uma viagem pelos desafios da física de partículas para as próximas décadas, partindo das mais recentes descobertas em direção ao desconhecido.”

 
É desta forma que o visitante é acolhido e, logo a seguir, ele próprio "acelerado" em direção à exposição, com uma introdução às partículas e uma viagem pelo mundo dos detetores que nos ajudam a "vê-las". Cada módulo da exposição nos apresenta depois um desafio. Os módulos são partículas: quarks e gluões, bosão de Higgs, antimatéria, neutrinos, matéria escura. E falam-nos do que se sabe, do que falta saber, das aplicações. E também do papel do LIP nesta aventura, ao longo dos seus 30 anos de existência, e em direção ao futuro.

O acesso é livre e gratuito.

 
Para informações sobre visitas guiadas, clique aqui