O Diretor


 


 

VICE - ALMIRANTE


AUGUSTO MOURÃO EZEQUIEL


O Vice-Almirante MOURÃO EZEQUIEL é natural de Febres no Concelho de Cantanhede, tem 63 anos de idade e 44 anos de serviço.
Terminou o Curso de Marinha da Escola Naval em 1975.
Especializou-se em Hidrografia tendo tirado o curso de “Especialização em Hidrografia” no NAVOCEANO, Bay St Louis, Estados Unidos da América, o “Master of Science” em Ciências Hidrográficas na “Naval Postgraduate School”, Monterey, USA, com distinção, e possui, entre outros, o Curso Geral Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.
Esteve embarcado em várias Unidades Navais, tendo comandado o NRP Águia. Foi Oficial Imediato e Chefe dos Serviços Técnicos do NRP Zambeze.
Em terra desempenhou funções de Adjunto do Chefe da Divisão de Levantamentos Hidrográficos, Gestor e 1º Analista do ”Sistema Automático de Aquisição de Dados Hidrográficos” SATADH, Chefe do Serviço de Informática Científica, Chefe da Divisão de Cartografia Náutica e Chefe da Divisão de Levantamentos Hidrográficos do Instituto Hidrográfico, Professor de Hidrografia e Oceanografia e Chefe do Serviço de Informática da Escola Naval, Comandante do Agrupamento de Navios Hidrográficos e CTU 443.90.20, Director Técnico do Instituto Hidrográfico, Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Londres, Adido de Defesa, não residente, junto das Embaixada de Portugal em Dublin, Irlanda e em Haia, Países Baixos, Coordenador da Área de Ensino de Operações, Subdiretor e Diretor do Departamento de Cursos, e Diretor do Departamento de Investigação e Doutrina no Instituto de Estudos Superiores Militares, Coordenador da estrutura de projeto para o acompanhamento e monitorização dos Trabalhos decorrentes do Acordo de Cooperação para a Proteção das Costas e das Águas do Atlântico Nordeste contra a Poluição posteriormente o cargo de vogal do Conselho Superior de Disciplina da Armada, e mais recentemente o cargo de Comandante Operacional dos Açores.
É desde 17 de novembro de 2014 Presidente da Comissão do Domínio Público Marítimo e, desde 25 de setembro de 2015, Diretor da Comissão Cultural da Marinha.
Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações de que se destacam a Ordem do Infante D. Henrique - Comendador, Medalha de Serviços Distintos Ouro, três Medalhas de Serviços Distintos Prata, a Medalha de Mérito Militar de 1ª e de 2ª classe, duas Medalhas da Defesa Nacional de 1ª classe, a Medalha da Cruz de São Jorge – 1ª Classe e a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.
O Vice-almirante MOURÃO EZEQUIEL é casado e tem um filho e uma filha.


​                                                                                                                                                                                          04 de Novembro de 2015