No âmbito do aniversário da reconstrução da Fragata D. Fernando II e Glória, o navio albergará, no pavimento da Coberta, uma exposição temporária, recordando a reconstrução, aprestamento e aumento ao efetivo da Marinha, onde se pretende dar uma perspetiva deste período, iniciado pelo Almirante Andrade e Silva, com a assinatura de um protocolo para a respetiva recuperação, celebrado entre a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e a Marinha, em 2 de outubro de 1990.
A Fragata, última nau da Carreira da Índia, integrada no património do Museu de Marinha e funcionando como museu e local de exposições, constitui uma oportunidade de preservar um valor cultural, representativo do período final de uma época histórica que durou quase quatro séculos, de uma epopeia marcada pela iniciativa e pela coragem dos portugueses.
A exposição abre ao público no dia 5 de maio e poderá ser visitada no interior da Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, Almada, até 1 de outubro de 2018.