No próximo fim-de-semana, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, Belém vai ser tomada pelos Vikings OphiGard, que farão um acampamento às portas do Museu de Marinha e transformará Belém em Bellenborg!
O Museu de Marinha promete dar a conhecer alguns aspetos do quotidiano deste povo nórdico, cuja história tem mais em comum com a nossa do que se pensa. Com uma cultura fortemente ligada ao Mar, os Vikings, tal como os Portugueses, projetaram-se pelo mundo, graças ao uso do mar e à utilização de embarcações muito versáteis. Quanto aos OphiGard, demonstrarão alguns ofícios próprios da era Viking, que além de guerreiros, eram também agricultores e artesãos. Assim, a recriação histórica passará pela tecelagem, manipulação de ferro e vidro e construção em madeira, promovendo a interação dos “Vikings” com os visitantes.
A decisão de avançar com um segundo acampamento Viking (o Museu de Marinha promoveu uma iniciativa semelhante no Verão passado) surge como consequência da excelente aceitação que se verificou na primeira edição do evento, que contou com a presença de centenas de pessoas. Além disso, a grande adesão do grande público propiciou o prolongamento da exposição até 4 de fevereiro, sendo que estava inicialmente previsto o seu fim para o início de novembro. De referir que, até ao momento a exposição contabiliza já mais de 42 mil visitantes.
Para além dos Vikings que vão acampar, a cafetaria do Museu de Marinha servirá pratos inspirados nos ingredientes e sabores da época dos Vikings.
O acampamento Viking, com acesso gratuito, decorrerá no dia 2 de fevereiro entre as 14h e as 20h e nos dias 3 e 4 de fevereiro entre as 10h e as 20h, junto à Praça do Império, em Belém.