OBSERVATÓRIO COMANDANTE CONCEIÇÃO SILVA
Em Junho de 1963 o Comandante Conceição Silva a propósito da sua visitou à fábrica Zeiss na Alemanha verificou que muitos dos planetários tinham associadas instalações destinadas a observações astronómicas pelo público. Assim, 5 anos decorridos em Lisboa o arquitecto Frederico George executou o projeto de construção de um observatório astronómico anexo ao Planetário C.Gulbenkian
Esta construção foi concluída em 1972 tendo uma área de 72m2 com uma cúpula giratória para as observações astronómicas e uma sala para trabalho e atividades.
Atualmente o Observatório Comandante Conceição Silva aguarda fundos públicos ou privados para a sua recuperação. O projeto de recuperação do Observatório contém dois pontos essenciais: recuperação exterior e interior bem como do telescópio rotativo e ainda a restruturação total do edifício. A recuperação está intimamente ligada à elaboração de um plano estratégico de atividades de astronomia associado às potencialidades do Observatório. Um dos parceiros que respondeu ao desafio para a reativação do Observatório é a Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA).