Carlos da Silva Ribeiro

​O Maestro Capitão-de-fragata Carlos da Silva Ribeiro nasceu em Santa Maria de Bouro, Amares, tendo vivido a sua infância em Vidago onde iniciou e desenvolveu os seus estudos musicais, sob a orientação do seu pai, então maestro da Banda Filarmónica local.

Em 1971 ingressou na Banda da Armada, após concurso nacional, onde desenvolveu a sua carreira como executante solista em Saxofone Alto, tendo-se apresentado várias vezes como concertista, até ascender a Maestro Oficial Músico da Armada.

Paralelamente, prosseguiu e concluiu a sua formação Militar/Académica/Artística, concluindo os cursos do Conservatório Nacional: Complementar de Saxofone, Acústica, História da Música e Superior de Composição, assim como os Estágios Técnico-Navais inerentes ao desenvolvimento da carreira na Armada.

Em 1983, frequentou o 1º Curso de Direção de Orquestra promovido pela Associação Portuguesa de Educação Musical e patrocinado pelo Conselho da Música da Alemanha Federal no qual foi lecionado pelo Maestro Hans Herbert Joris.

Integrou como executante as várias orquestras sinfónicas de Lisboa (Gulbenkian, Emissora Nacional (Sinfónica e Ligeira) e S. Carlos), alguns grupos de Música de Câmara no âmbito do Conservatório Nacional e ainda outros grupos de Música Ligeira, destacando-se neste âmbito a digressão que, em 1974, realizou ao Canadá e aos Estados Unidos da América, onde, a par de espectáculos realizados em várias cidades, participou em programas de televisão em Toronto e Nova Iorque.

A sua atividade no meio civil divide-se pela Direção de Bandas, de Coros e pelo ensino da Música em várias Academias, sendo repetidamente convidado a presidir aos júris de Mestrado em Direção de Banda pelo Instituto Superior PIAGET de Almada.

É autor de várias composições ligeiras inéditas com edição discográfica e diversos arranjos para Banda e pequenos agrupamentos.
É membro da Internacional Military Music Society.