Aquisições

AQUISIÇÕES
A preservação ativa do património documental é uma das funções nucleares do Arquivo Histórico, devendo ser sempre considerada numa perspetiva proactiva e não meramente passiva.
O Arquivo Histórico preconiza a aquisição de núcleos documentais de famílias, pessoas, que pelo seu significado cultural e a sua relevância para a preservação e compreensão da memória da Marinha e do Mar tenham adquirido o direito de serem conservados definitivamente.
Aquisição é o procedimento destinado à obtenção do documento. A aquisição pode ocorrer através de três modalidades, compra, doação e permuta.


DOAÇÕES
A doação é a aquisição/alienação da custódia de documentos, a título gratuito, por vezes acompanhada de certas obrigações, por outras palavras, oferta espontânea de documentação, efetuada por pessoas individuais ou coletivas.
A entidade beneficiária dos documentos e/ou arquivos privados tem a faculdade de os recusar ou aceitar, mediante determinado acordo com enquadramento legal.
A oferta de documentação ao Arquivo Histórico obedece à NORMA PARA A AQUISIÇÃO DE ACERVOS DOCUMENTAIS NA BCM - ARQUIVO HISTÓRICO