A política de aquisições de uma biblioteca baseia-se em aspetos básicos e essenciais como: a função e objetivos da biblioteca e da instituição em que se integra, das necessidades dos utilizadores, nos critérios e modalidades de aquisição, nos recursos financeiros e na responsabilidade do serviço.
Aquisição é o procedimento destinado à obtenção do documento. A aquisição pode ocorrer através de três modalidades, compra, doação e permuta.
BOLETIM BIBLIOGRÁFICO
O Boletim Bibliográfico da Biblioteca contém informação sobre as mais recentes aquisições de monografias ou de publicações periódicas. Através do Boletim é possível ver as capas dessas obras e conhecer o tratamento bibliográfico que lhes é dado no Catálogo.
O Boletim Bibliográfico tem uma periodicidade trimestral e está organizado alfabeticamente.
DOAÇÕES
A doação é a cedência gratuita de um documento ou conjunto de documentos e uma forma de aquisição gratuita por parte das bibliotecas.
A Biblioteca pode aceitar doações realizadas tanto por instituições como por particulares sempre que forem pertinentes depois de uma seleção dos documentos: assim, a Biblioteca reserva o direito de aceitar ou rejeitar as doações.
A instituição ou particular que queira realizar uma doação deve entrar em contato com a Biblioteca, e fornecer informações sobre o conteúdo e estado de conservação do material.
A Biblioteca irá analisar a sua adequação, a sua utilidade dentro da coleção e também o espaço disponível.
No caso das doações aplicar-se-ão os mesmos critérios de seleção utilizados para a compra.
As doações aceites passarão a ser propriedade da Biblioteca Central de Marinha, ficando depositadas na Biblioteca sujeitas aos procedimentos administrativos e técnicos da sua incorporação no acervo.
Salvo, em casos excecionais, não se terá o compromisso de manter a doação de forma unitária.