Espécies Aquáticas ameaçadas em Portugal

 

Os Livros Vermelhos indicam o estatuto de ameaça das espécies selvagens, de acordo com os critérios que avaliam o risco de extinção, e apresentam informação sobre as populações, ameaças e medidas de conservação. Desta forma pretendem chamar a atenção para a diminuição da diversidade biológica à escala regional e global.

Em Portugal a última revisão do Livro Vermelho dos Vertebrados teve lugar em 2005 e incluiu a avaliação de peixes dulçaquícolas e migradores, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Relativamente às espécies aquáticas, os principais fatores de ameaça identificados estão de uma forma geral relacionados com a destruição, degradação e fragmentação dos habitats naturais, resultantes das atividades humanas.

Das medidas de conservação que contribuem para a recuperação das espécies aquáticas ameaçadas importa salientar:

  1. O controlo da poluição (poluição aquática, lixo flutuante, lixo persistente, etc.);
  2. O restabelecimento do regime hidrológico natural e da continuidade longitudinal dos rios;
  3. A conservação das galerias ripícolas e das zonas húmidas (ex. charcos, minas de água, lagoas e pauis, estuários e zonas costeiras).

Escolhemos um peixe, um anfíbio, um réptil, uma ave e um mamífero que se encontram ameaçados de extinção em Portugal e que pode encontrar na exposição permanente do Aquário Vasco da Gama. Pode descobrir um pouco mais sobre cada uma destas espécies e o que podemos fazer pela sua conservação.

águia-pesqueira "Pandion haliaetus"

A águia-pesqueira Pandion haliaetus vive perto da água, em rios, lagos e costas marinhas onde existam árvores. Para caçar, voa sobre a água e, quando avista um peixe, deixa-se cair com as patas apontadas para a frente, podendo mergulhar completamente ou apenas tocar a superfície da água.

Download

 

Boga-portuguesa "Chondrostoma lusitanicum"

A Boga-portuguesa só existe na bacia do rio Sado, na parte inferior da bacia do rio Tejo e nas pequenas ribeiras que desaguam no mar a norte de Lisboa, até ao rio Lizandro. A espécie encontra-se Criticamente Ameaçada e muitas das populações que aparecem nas ribeiras suburbanas estão sujeitas a ambientes extremamente poluídos e degradados.

Download

 

Lobo-marinho "Monachus monachus"

O Lobo-marinho Monachus monachus é a única espécie de foca que vive em território português, mais concretamente no Arquipélago da Madeira. Na verdade, as focas do género Monachus vivem em águas relativamente quentes, constituindo diferentes populações em zonas tropicais e subtropicais.

Download

 

Salamandra-lusitânica "Chioglossa lusitanica"

A Salamandra-lusitânica é uma espécie endémica da Península Ibérica com estatuto de conservação Vulnerável que vive exclusivamente em zonas húmidas, tais como grutas, sob pedras ou musgos perto de nascentes, regatos ou ribeiros de águas cristalinas.

Download

 

Tartaruga-comum "Caretta caretta"

A Tartaruga-comum Caretta caretta é uma espécie migradora visitante (não reprodutora) que passa a fase inicial do ciclo de vida em águas oceânicas portuguesas, podendo considerar-se visitante nas águas insulares dos Açores e da Madeira e uma espécie ocasional nas águas continentais.

Download