Sustentável é quando nós quisermos

“Sustentável” é uma palavra nova para uma ideia antiga que se perdeu algures na história da nossa relação com o mundo natural: dependemos todos dos recursos naturais do planeta e estes recursos são finitos.

A adoção de práticas mais sustentáveis no dia-a-dia fazem toda a diferença na conservação global e o contributo do Aquário Vasco da Gama é a divulgação permanente de informação e o apoio direto a todos aqueles que nos contactam à procura de ajuda.

A aquariofilia é um exemplo. Para planear um aquário, ou um terrário para répteis ou anfíbios, é preciso reunir informação especializada. Existem vários cuidados a ter em conta para garantir o bem-estar dos animais. Assim como existem riscos ecológicos associados à utilização de espécies exóticas, em caso de libertação na natureza.

O comércio de “espécies exóticas que comportam risco ecológico” está interdito, no entanto, há estabelecimentos menos informados que vendem estas espécies. O exemplo mais comum são as tartarugas exóticas de água-doce tantas vezes abandonadas em ribeiras, com sofrimento para os animais abandonados e um impacto negativo para as populações de cágados que ocorrem naturalmente em Portugal.