Portugal Continental, situado na ponta ocidental da Europa, apresenta uma configuração tal que lhe proporciona cerca de 800Km de costa marítima, banhada pelo Oceano Atlântico. Esta situação geográfica confere-lhe ainda a característica excecional de reunir, ao longo da costa, espécies típicas da fauna atlântica e da fauna mediterrânica.
Por outro lado, os arquipélagos da Madeira e Açores, de características geográficas bem diferentes das do continente, oferecem uma nova perspetiva da fauna marinha atlântica, já de características subtropicais. A fauna marinha portuguesa é assim extremamente diversificada, constituindo uma das maiores riquezas do país.
Nas galerias de água salgada, o Aquário Vasco da Gama exibe ainda uma mostra alargada dessas em trinta e sete aquários de 600 a 25 000 litros de volume. A importância dedicada à fauna marinha local, é concordante com a tendência dominante na conceção dos modernos Aquários públicos europeus, já que a divulgação dos ecossistemas locais tem por objetivo a educação ambiental e o incentivo do estudo da biologia das espécies que deles fazem parte. É este o contributo mais importante reservado aos atuais Aquários públicos.