Comissão
Cultural
de Marinha
  • Voltar
  • Aquário
    • O Aquário
    • O Museu
    • Aprender Mais
    • Atividades
  • Banda
    • A Banda
    • Os Maestros
    • Ensembles
    • Discografia
    • Educação
    • Contactos
  • Biblioteca
    • A Biblioteca
    • Arquivo Histórico
    • Educação
    • Atividades
  • Fragata
    • História
    • O Navio
    • Educação
  • Museu
    • Exposições
    • Coleções
    • Educação
    • Atividades
  • Planetário
    • Astronomia
    • Sessões
    • Educação
    • Atividades
Comissão
Cultural
de Marinha
    Aquário
  • O Aquário
  • O Museu
  • Aprender Mais
  • Atividades
    Banda
  • A Banda
  • Os Maestros
  • Ensembles
  • Discografia
  • Educação
  • Contactos
    Biblioteca
  • A Biblioteca
  • Arquivo Histórico
  • Educação
  • Atividades
    Fragata
  • História
  • O Navio
  • Educação
    Museu
  • Exposições
  • Coleções
  • Educação
  • Atividades
    Planetário
  • Astronomia
  • Sessões
  • Educação
  • Atividades

OS NOVOS NATURALISTAS

  • CCM
  • Aquário Vasco da Gama
  • Multimédia
  • OS NOVOS NATURALISTAS

Partilhar

Conteúdo

|

OS NOVOS NATURALISTAS

27/04/2018
Conteúdo da Página

​Em 2017 tivemos a grata oportunidade de receber a bióloga Ana Serra Silva para realizar um projeto voluntário no Museu do Aquário Vasco da Gama durante cerca de 6 meses, contando com a orientação científica da Universidade de Lisboa através do investigador Rui Figueira e do Professor Carlos Assis.
Finalista do Mestrado em Taxonomia e Biodiversidade pelo Imperial College London e presentemente a preparar-se para o seu Doutoramento no Natural History Museum em Londres, a Ana sempre sonhou trabalhar num museu.

A sua vocação natural para trabalhar com coleções de história natural já se adivinhava em criança. Nas primeiras visitas que fez ao Aquário Vasco da Gama, a Ana lembra-se do fascínio que a extensa coleção de frascos de vidro com animais marinhos conservados lhe causou.
Graças à sua dedicação foi possível publicar on-line vários conjuntos de dados da Coleção do Museu Oceanográfico D. Carlos I, acrescentando valor ao reconhecido trabalho científico do monarca e tornando possível o acesso a investigadores do mundo inteiro:
- Ichthyological Collection of the Museu Oceanográfico D. Carlos I
- Ornithological Collection of the Museu Oceanográfico D. Carlos I

Criada na comunidade científica como organização intergovernamental em 2001, a plataforma GBIF (Global Biodiversity Information Facility) facilita a partilha e o acesso de dados de biodiversidade, de forma livre e gratuita, a nível global. No caso do conjunto de dados relativo à coleção ictiológica o trabalho desenvolvido conduziu ainda à publicação de um artigo na revista científica indexada de acesso aberto, a ZooKeys da Pensoft. 

Reconhecido como homem visionário no seu tempo, D. Carlos sempre se dedicou à partilha da informação científica das suas coleções e certamente felicitaria o mérito da iniciativa.
Rever minuciosamente toda a informação existente, atualizar a classificação taxonómica e assegurar o estado de conservação dos exemplares são algumas das competências de um curador de coleções de história natural. Além da paciência e atenção naturalmente necessárias, é preciso resiliência para lidar com todo o tipo de dificuldades, mais ou menos práticas, que surgem no trabalho diário dos bastidores de um museu.


As imagens que aqui publicamos são uma pequena mostra do trabalho que a Ana Silva levou a cabo no Aquário Vasco da Gama e pretendem deixar uma nota de gratidão pelo trabalho, tão invisível quanto fundamental, dos curadores de coleções de história natural por esse mundo fora.

1_AVG

2_AVG

O seu email foi registado com sucesso.

O email disponibilizado não é válido.

MANTENHA O CONTACTO CONNOSCO

AQUÁRIO VASCO DA GAMA

  • +351 21 420 5000
  • aquariovgama@marinha.pt

Redes Sociais

Sobre Nós

  • O Aquário
  • Horários
  • Serviços
  • Como Chegar
  • Diretor

Links Uteis

  • Oceanário
  • Grupo Lobo
  • Zoo
  • Zoo Santo Inácio
  • Museu História Nacional
  • Museu da Ciência

Siga-nos nas redes sociais

  • © 2023 Comissão Cultural de Marinha
  • |
  • Acessibilidade
  • |
  • Info Legal
  • |
  • Cookies
  • |
  • Mapa do site