Sugestões para que a visita ao Museu de Marinha seja um momento especial:
- Organize um momento de discussão prévia sobre o que irão ver partindo do site do Museu, de um folheto do Museu ou simplesmente de imagens que remetem para o mar e as atividades marítimas. Espicace a curiosidade …
- A partir dos seus objetivos específicos, procure adequar as expetativas do grupo ao que vão ver: uma sala, uma colecção, uma área temática ou uma obra única…
- O Museu não dispõe de bengaleiro ou qualquer outro local de depósito dos pertences dos visitantes. Neste sentido, sempre que possível, deve evitar-se o transporte de mochilas, guarda-chuvas e outros bens de maior porte para o interior do edifício.
- Seja rigoroso quanto ao comportamento a observar no decurso da visita: não correr, não falar alto, não tocar nem mexer nas peças, respeitar as indicações dos guardas. Contribuir para o "bem-estar" das colecções expostas e de quem as visita é uma regra obrigatória para quem gosta de visitar museus. Sugira ainda a utilização do lápis em vez da caneta quando for preciso tomar apontamentos, obviamente por motivos relacionados com a preservação.
- Visitas com grupos de crianças e jovens são preferíveis no período da manhã: estão mais recetivos e calmos. Efetue pausas para controlar os sinais de cansaço e recuperar energias.
- Depois da visita, solte amarras e continue a navegar: em casa, na escola, na cafetaria, no transporte de regresso… Conversar sobre o que foi visto pode contribuir para o aparecimento de dúvidas, curiosidades, questões que queira partilhar. Nesse caso contacte-nos. Na maré seguinte devolveremos a resposta.
- A preparação da visita localmente é uma oferta do Museu aos docentes e técnicos de educação. Para esse efeito, deverá contactar o Serviço Educativo para agendar a visita exploratória.