Entrada

A primeira sala do Museu proporciona uma reflexão sobre a ligação entre Portugal e o Mar, durante os Descobrimentos Portugueses e o seu impacto na formação do mundo moderno.

Aqui encontramos as estátuas dos primeiros Descobridores, como Diogo Cão, João de Santarém, Diogo Gomes,  Pedro de Sintra, Gonçalves Zarco, Gil Eanes; e Nuno Tristão, responsáveis pelas incursões atlânticas e a exploração da costa ocidental de África. Estes navegadores rodeiam o Infante Dom Henrique, arquitecto dos Descobrimentos portugueses.

Como pano de fundo, encontra-se um planisfério, feito por colaboradores do próprio Museu, já na década de sessenta. Ilustra os horizontes da expansão marítima portuguesa, rasgando as rotas das principiais viagens marítimas. Pretende ser uma ponte entre o imaginário das Descobertas e o mundo moderno - um quadro visual do diálogo civilizacional que é, ainda hoje, uma realidade linguística e cultural, unificadora de diferentes nacionalidades em dezenas de territórios espalhados pelos "quatro cantos" do mundo.