SNIPE “GARRANCHO”

O Snipe “Garrancho” 9294 é uma embarcação de remos de competição, do século XX, de pequenas dimensões e construída em madeira, podendo ainda armar uma vela. É uma das peças com mais importância histórica em exibição no Pavilhão das Galeotas, isto porque, em 5 de setembro de 1953, tinha início o campeonato do Mundo da classe de Snipes, no Mónaco, no qual Portugal se sagrou pela primeira vez, campeão mundial numa modalidade da vela de competição. Neste campeonato, António José Conde Martins e Fernando Lima Bello, tripularam o Garrancho 9294. 

Mantendo a regularidade ao longo das cinco regatas disputadas, obtiveram o primeiro lugar na classificação final, sagrando-se campeões mundiais da sua classe, destacando-se assim entre as quinze equipas de diferentes nações em competição. Em Portugal, o mérito dos velejadores nacionais foi amplamente reconhecido pela imprensa, sociedade civil e pelas mais altas entidades, tendo inclusivamente sido agraciados com a Medalha de Mérito Desportivo pelo então Presidente da República Portuguesa, o General Craveiro Lopes. 

O Garrancho, Snipe campeão do Mundo, foi doado pela Federação Portuguesa de Vela, em 1999, após protocolo entre o Museu e a Federação e encontra-se, desde aí, em exposição no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha.