O capitão-de-mar-e-guerra José Luís Guerreiro Cardoso nasceu em 2 de fevereiro de 1966, no Barreiro, e ingressou na Marinha, como cadete, em 1986 concluindo o curso de Ciências Militares Navais - Marinha, na Escola Naval, em 1991.
Embarcou como guarda-marinha, e especializou-se em navegação no ano de 1993, prestou serviço em várias unidades navais desempenhando funções como chefe de serviço e navegador, terminando a sua atividade no mar, em capitão-tenente, como oficial imediato da fragata NRP Comandante Sacadura Cabral, em setembro de 2006. Em terra, exerceu funções de formador, no Centro de Instrução de Tática Naval, e de professor na Escola Naval, entre outubro de 2009 e setembro de 2014, onde foi coordenador do Departamento de Formação de Marinha e posteriormente do Departamento de Ciências do Mar. Foi também Diretor de Ensino da Escola Naval entre outubro de 2017 e janeiro de 2019. Exerceu ainda funções na Autoridade Marítima, primeiro como Capitão do Porto de Peniche e Comandante Local da Polícia Marítima e, mais tarde, como adjunto do Capitão do Porto de Lisboa e do Chefe do Departamento Marítimo do Centro. Em setembro de 2016 foi nomeado Diretor de Faróis, sendo nestas funções o representante nacional no Conselho Diretivo da Associação Internacional de Sinalização Marítima - International Association of Aids to Navigation and Lighthouse Authorities (AISM/IALA).
Em janeiro de 2019 foi nomeado Comandante da Zona Marítima da Madeira e, em acumulação, Chefe do Departamento Marítimo da Madeira, Comandante Regional da Polícia Marítima da Madeira, Capitão de Porto do Funchal, Capitão do Porto do Porto Santo, Comandante Local da Polícia Marítima do Funchal e Comandante Local da Polícia Marítima do Porto Santo.
Em fevereiro de 2022, concluiu a comissão no comando da Zona Marítima da Madeira e, transitou para a situação de Reserva, na efetividade do Serviço, sendo nomeado para o cargo de Subdiretor da Comissão Cultural de Marinha, e posteriormente de Chefe do Gabinete do Diretor Cultural da Marinha, funções que manteve até janeiro de 2024. Ao longo da sua carreira naval, o Comandante Guerreiro Cardoso frequentou, para além dos cursos de carreira, diversos cursos técnicos nacionais e internacionais nas áreas da segurança da navegação e da salvaguarda da vida humana no mar.
No dia 22 de junho de 2023, tomou posse como Diretor do Planetário de Marinha.
Da sua folha de serviço constam diversos louvores e condecorações.
O comandante Guerreiro Cardoso é casado e tem duas filhas.