Diretor

 
O Capitão-de-mar-e-guerra, João Ribeiro Nobre da Silva Ramos nasceu em Faro, a 05 de janeiro de 1963, na freguesia da Sé. Fez a sua formação base no Colégio São de Brito, Lisboa, tendo concluído o ensino secundário, em 1981.

A 07 de Setembro de 1981 ingressou na Escola Naval. Concluiu o curso de Marinha em 1986, tendo realizado o seu estágio como Aspirante, a bordo do NRP Sagres.

Após a promoção a Guarda-marinha, prestou serviço a bordo do NRP Cunene como Oficial Imediato e em 1988, já como 2TEN, foi Oficial Navegador do NRP Sagres. Frequentou o Curso de Especialização de Oficiais em Artilharia no ano letivo de 89/90, na Escola de Artilharia, findo o qual foi indigitado para a Primeira Guarnição do NRP Vasco da Gama onde serviu até 1994.

De 1994 a 1996 foi chefe do recém-criado gabinete de mísseis na escola de Artilharia, tendo sido chamado em 1996 para servir no NRP Alvares Cabral, como Chefe de Departamento de Operações. Após dois ambos e meio de comissão na Fragata, voltou ao NRP Sagres, agora como Oficial Imediato, até 2001.

De 2001 a 2004 serviu no Estado Maior do Comando Naval como Oficial de Ligação da Marinha à Força Aérea. De 2004 a 2006 desempenhou a função de Subdiretor na Direção de Faróis.

Em 2006 voltou novamente ao mar, agora como Comandante do NTM Creoula, cargo que ocupou durante quatro anos.
De 2010 a 2012 chefiou a repartição de Recrutamento e Seleção da Direção do Serviço de Pessoal, após o que teve uma breve passagem pelo Estado Maior General das Forças Armadas como chefe da repartição de Operações e Exercícios do Estado Maior do Centro de Operações Conjunto.

Em março de 2014 foi convidado para ser Chefe de Gabinete do Exmo. Sr. ALM Director da Comissão Cultural de Marinha, cargo que ocupou durante dois anos, tendo, entretanto, passado à situação de Reserva, na efetividade do Serviço, em 31 de dezembro de 2014.

Assumiu em janeiro de 2016 o cargo de Diretor do Planetário de Marinha.   
Oficial que fez a maior parte da sua carreira embarcado possui mais de 24500 de navegação.

Ao longo da sua carreira foi alvo de vários louvores, tendo sido agraciado com as Medalhas Militares de, Mérito Militar de 1ª, Mérito Militar 2ª Classe, quatro Medalhas Militar da Cruz Naval e uma Medalha de Comportamento Exemplar – Prata.

Pai de um filho com 27 anos, o Comandante Silva Ramos, é um homem ligado ao desporto da vela desde a mais tenra idade, tendo conquistado vários títulos Nacionais e Internacionais. Atualmente faz parte da Direção da Associação Nacional de Cruzeiros, como responsável pela organização de Regatas.

Desde sempre ligado ao desporto pratica com regularidade Kite Surf, natação, corrida e BTT