Tesouros do Museu de Marinha

capa.jpg  

Tesouros do Museu de Marinha

O acervo do Museu da Marinha é único, na sua grandeza, no valor dos espécimes que o constituem e da História que dá a conhecer. O Museu da Marinha foi fundado em 22 de julho de 1863, por decreto real de D. Luís I, com o objectivo de se constituir uma colecção de testemunhos relacionados com a actividade marítima portuguesa.

Passando por vários locais, o Museu da Marinha está desde 15 de agosto de 1962 localizado na ala poente do Mosteiro do Jerónimos.

Ao longo das páginas desta obra encontrar-se-á peças incontornáveis como as colecções de quadros de autoria de mestres famosos, nomeadamente João Vaz, Roger Chapelet, João Pedroso e Comandante Pinto Basto, diversos exemplares cartográficos em pergaminho iluminado, as galeotas ricamente decoradas, o hidroavião com que Gago Coutinho e Sacadura Cabral completaram a travessia aérea do Atlântico Sul, os astrolábios náuticos e as agulhas de marcar, os magnificentes modelos da Coleção Seixas, que incluem navios de guerra, embarcações tradicionais e embarcações de recreio.

“…O Museu da Marinha não é o museu da Armada, mas antes o museu das marinhas e dos homens que as “fizeram”: a marinha de comércio, a marinha de pesca, a marinha militar, a marinha de recreio. Por isso, o Museu de Marinha, é também, o museu das grandes epopeias, dos conflitos, dos sucessos e dos infortúnios marítimos dos Portugueses e da sua ligação ao Mar.”

José A. Vilas Boas Tavares, Vice-Almirante