O Diretor

Contra-almirante José Luís Garcia Belo


O CALM EMQ José Luís Garcia Belo, natural de Lisboa, foi admitido na Escola Naval em 1975, onde concluiu o curso de Engenheiro Maquinista Naval, iniciando então a sua carreira de 14 anos no mar.

Foi adjunto, chefe do Serviço de Máquinas e chefe do Departamento de Propulsão e Energia em draga-minas, navios hidrográficos, navios balizadores e fragatas. Foi chefe do Serviço de Limitação de Avarias da fragata “Vasco da Gama”, tendo acompanhado a construção e as provas de mar do navio como elemento da 1ª guarnição, desempenhando ainda as funções de chefe de Departamento. 

Depois de frequentar o CGNG foi colocado na Direção de Navios, nas funções de coordenador das fragatas. De 1996 a 2000 foi professor de Máquinas Marítimas na Escola Naval. Regressado à DN, desempenhou várias funções, como a de chefe dos Departamentos de Manutenção e de Construções, tendo também sido o responsável por programas de modernização da esquadra.

Promovido ao posto de contra-almirante em novembro de 2009, assumiu as funções de Diretor de Navios em julho de 2010. Em dezembro de 2013 passou também a desempenhar as funções de chairman do NATO Naval Armaments Group.

Foi Presidente do Conselho de Administração do Estaleiro Arsenal do Alfeite, SA de março de 2018 a junho de 2020.

O contra-almirante José Belo tem uma pós-graduação em Engenharia de Manutenção (ISQ) e o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico. 

Ao longo da sua carreira foi agraciado com vários louvores e condecorações.