INTRODUÇÃO
No desempenho das suas atribuições a Comissão Cultural de Marinha contribuí ativamente para o desenvolvimento da vertente Cultural da Organização e constitui um fator de prestígio e de marcante afirmação de identidade da Marinha.
A par da sua componente operacional, a Marinha detém uma diversificada e rica área Cultural, fruto de uma história secular que se confunde com a própria identidade do país.
A Comissão Cultural de Marinha tem um papel de primeira instância na abertura à sociedade, no sentido da conservação, valorização e divulgação do património Cultural, histórico e artístico da Marinha, e com esse objetivo tem vindo a desenvolver, com êxito, uma série de novas iniciativas e projetos.
MISSÃO
Contribuir para a afirmação da Maritimidade de Portugal
A Comissão Cultural de Marinha (CCM) tem por missão dirigir as atividades dos Órgãos de Natureza Cultural (ONC), no que se refere a Apoiar a representação institucional e a comunicação estratégica da Marinha; a Divulgar e garantir a preservação da sua memória histórica e a Contribuir para o desenvolvimento científico e cultural nacional no âmbito do mar e das ciências náuticas.
VISÃO
Uma referência nacional e um parceiro internacional na cultura marítima e naval, dignificando a Marinha.
VALORES
A matriz de valores de referência explicitada na Diretiva de Planeamento da Marinha 2014 aplica-se, naturalmente, aos órgãos do Sector Cultura e a todos quantos nele servem. São pois valores cultivados no Sector: Disciplina, Lealdade, Honra, Integridade e Coragem. Estes valores são complementados por outros, mais específicos, que também norteiam o Sector Cultura e que são determinantes para o seu sucesso e são eles:
A Inovação que está diretamente relacionada com o Conhecimento e sustenta as possibilidades que o Sector terá de desenvolver no sentido de aproveitar as novas tecnologias para potenciar o património e oportunidades de conhecimento.
Por último a Empatia que está traduzida na relação direta que o Sector procura criar com os que o buscam para a construção de Conhecimento.
Importa pois, mostrar uma disponibilidade permanente, uma melhoria constante e uma oferta sempre inovadora a fim de edificar uma imagem de excelência e ser uma referência do género em Portugal.